Tudo que o Senhor tem falado, faremos

No caminho entre o Egito e a Terra Prometida, tudo o que Deus queria era levar o Seu povo a uma vida plena. E, para isso, ao chegar no Sinai, fez com ele uma aliança.

 Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos (Êxodo 24.3)

Moisés escreveu todas as palavras que Deus lhes havia dito, edificou um altar, e sacrificou.

E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.  Então tomou Moisés aquele sangue, e aspergiu-o sobre o povo, e disse: eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras (Êxodo 24.7-8)

Mais uma vez, um compromisso assumido. Desta vez, palavras seladas com o sangue da aliança. Um casamento com o Altíssimo. Porém, pouco mais de um mês depois, estas mesmas pessoas já estavam adorando um bezerro de ouro… Nada entenderam da aliança e do compromisso que tinham feito com Deus. Enquanto isso, Ele instruía Moisés sobre o serviço sagrado, quando se deparou com a profunda decepção de ser traído. E decidiu não seguir com aqueles que O desprezaram.

Infelizmente, a tendência humana é repetir este erro. Quantos votos você já fez e não cumpriu? Quantas palavras você falou, prometeu, e depois… se esqueceu? Deus se lembra de todas as nossas orações e leva a sério cada uma das nossas palavras. Porque Ele é fiel em cada palavra que nos diz.

Quem quiser ter a presença de Deus, precisa ter também essa consciência, de que cada palavra contaE de que nossas atitudes devem sempre seguir as nossas palavras. Moisés tinha essa consciência, e, por isso, podia estar diante da face de Deus e falar com Ele com intimidade.

Se você realmente quer ter essa intimidade com Ele, a partir de hoje, preste muita atenção às suas palavras e atitudes.

A cada uma delas

E nunca mais prometa algo para Deus sem entender que o que você está fazendo é um pacto.

 

 

PS. Texto originalmente escrito para o vídeo “Tudo que o Senhor tem falado, faremos”, veiculado na Caminhada da Fé do dia 15.11.2023. Clique aqui para assistir ao vídeo e ao programa completo. 

 

Pureza dos olhos

Se comer desse fruto, os seus olhos se abrirão…

Esta foi a promessa da serpente para Eva. Até então, os olhos humanos eram puros. Olhos que não conheciam o mal. Mas aquela proposta indecente, que chegou a Eva pelos ouvidos, contaminou seus olhos. Ela olhou para a mesma árvore de todos os dias, mas agora, o que viu foi diferente…

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gênesis 3.6-7)

O diabo distorceu a visão do ser humano. Toda a propaganda que ele fez daquele fruto se provou falsa. Os olhos foram abertos sim, mas para o mal e o engano, e não para a verdade. O fruto, que parecia tão desejável para dar entendimento, trouxe a infecção dos maus olhos, que, até hoje, atrapalha o entendimento humano. Principalmente, para as coisas de Deus. 

Muitos são os que começam bem na fé, têm a pureza no olhar para com as coisas sagradas… No primeiro amor, trabalham com sinceridade. Mas, aos poucos, permitem que palavras da serpente semeiem a malícia, distorcendo toda a realidade ao seu redor.

Enganados pelo mal, acham que seus olhos foram abertos, mas a infecção maligna se prepara para lançar a sua vida nas trevas.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 

(Mateus 6.22-23)

Decidir limpar os olhos, e se submeter ao tratamento da obediência à verdade, sacrificando toda malícia, é necessário para restaurar os bons olhos e voltar à pureza da fé.

Aproveite a oportunidade que o Espírito Santo dá a você hoje para, por meio de uma decisão, trazer seu corpo, sua alma e toda a sua vida de volta à luz…

De volta ao paraíso.

 

PS. Este texto é do vídeo “Pureza dos olhos”, e fala de um erro que é muito comum e que nem sempre as pessoas percebem que estão cometendo. Porque depois de infectadas, têm muito a impressão de que o que elas estão vendo é a verdade. Mas não é.

PS2. Resolvi colocar no blog alguns textos dos vídeos, porque são assuntos importantes, em que gostaria que vocês meditassem, e sei lá se todo mundo viu os vídeos. Se não viu, aconselho que veja. O link está logo abaixo:

*Texto escrito para o vídeo “Pureza dos olhos”, da Caminhada da Fé de 14.11.2023. Clique aqui para assistir.